Vol. 2, n. 3, dez. 2017

Editorial

Editorial – Um Organismo Vivo em Expansão: Grad+ Chega ao seu Quinto Número
Thiago Mio Salla e Eder Cassola Molina

 

Artigos

Aproximação de João Cabral
Jean Pierre Chauvin

Hábitos de Leitura de Estudantes do Curso de Fonoaudiologia
Ana Paula Seixas Gomes, Patrícia Pupin Mandrá

Voluntariado em Saúde na Graduação e a Formação de Valores Humanísticos, Sigilo, Privacidade e Confidencialidade de Pacientes
Siomara Roberta de Siqueira, Elma Lourdes Campos Pavone Zoboli, Silvia Helena Bastos de Paula

Abelhas Jataís e Educação Ambiental: Uma Experiência Interdisciplinar na Formação de Professores em Ciências Agrárias
Caio de Oliveira Loconte, Júlia Barbosa de Paiva, Vânia Galindo Massabni, Rosebelly Nunes Marques

Biomodelos Ósseos Produzidos por intermédio da Impressão 3D: Uma Alternativa Metodológica no Ensino da Anatomia Veterinária
Daniela de Alcântara Leite dos Reis, Beatriz Laura Rojas Gouveia, Brenda Mendonça de Alcântara, Brunna Pereira Saragiotto, Érica Esther Domanski Baumel, Janaina Santos Ferreira, José Carlos Rosa Júnior, Francileusa Delys de Oliveira, Paulo Ramos da Silva Santos e Antônio Chaves de Assis Neto

Conhecimentos de Acadêmicos de Educação Física sobre a Ginástica a partir da Percepção de Docentes do Ensino Superior
Michele Viviene Carbinatto, Regina Maria Rovigatti Simões, Luiza Lana Gonçalves-Silva, Wagner Wey Moreira, Myrian Nunomura

Radiologia Básica (Odontologia), Vinte Anos de Experiência no Ensino Baseado em Problemas Modificado (EPBM)
Plauto Christopher Aranha Watanabe e Luiz Carlos Pardini

O papel do docente na articulação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e a aprendizagem do aluno
Priscila Araújo Evangelista; Luiz Leite de Menezes

 

Relatos

Práticas Didáticas de Ensino, Pesquisa, Cultura e Extensão Universitária no Parque CienTec-USP: O Projeto Solo na Escola-Geografia-USP
Déborah de Oliveira

O Projeto Político-Pedagógico como Parâmetro na Avaliação dos Cursos de Graduação: A Experiência do Conhecer, Avaliar, Melhorar
Arlindo Ornelas Figueira Neto

Perda Auditiva Induzida por Ruído Pode Gerar Indenização por Danos Morais e Materiais?
Andréa Cintra Lopes, Ana Luisa Vieira Sant’anna, Amanda Bozza, Simone Cristina Chiodi Prestes, Graziella Simeão Munhoz

O Laboratório de Ensino de Matemática On-Line
Edna Maura Zuffi

Utilização de Metodologia Ativa de Ensino nas Aulas Práticas de Anatomia
Cesar Alexandre Fabrega Carvalho

Métodos de Ensino na Graduação de Enfermagem sobre Uso Prejudicial de Álcool: Implicações na Prática Profissional
Marjorie Ester Dias Maciel, Divane de Vargas

Para além da Sala de Aula: Uma Experiência de Ensino-Aprendizagem na Graduação em Relações Públicas
Ana Cristina da Costa Piletti Grohs, Maria Aparecida Ferrari

A Criação de Animações de Mecanismos de Reações Orgânicas como Método de Ensino
Lucas Sobral Marques da Conceição, Marcia Vivancos Mendonça, João Pedro Simon Farah

Ensino-Ação: uma Experiência de Aprendizado por meio da Extensão Universitária
Vivian Lara Silva, Fausto Makishi

Núcleo de Pesquisa em Suínos como Centro Formador de Recursos Humanos para a Suinocultura do Futuro
Diego Feitosa Leal, Bruno Bracco Donatelli Muro, Simone Maria Massami Kitamura Martins, Andrea Micke Moreno, Aníbal Sant’Anna Moretti, André Furugen Cesar de Andrade

Construção Ativa do Conhecimento: Experiência em um Centro Universitário de São Paulo, SP
Maria Elisa Gonzalez Manso

Exercício de Fixação como Instrumento de Avaliação na Graduação de Medicina
Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Fernando Mussa Abujamra Aith, Gianitalo Germani, Valeria Aparecida Campos Soares Panhoni

Ações do Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) em Prol do Ensino de Graduação da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA)
Lia de Alencar Coelho, Marcelo Machado De Luca de Oliveira Ribeiro, Valdo Rodrigues Herling, Helena Lage Ferreira, Samantha Cristina de Pinho, Rubens André Tabile, Carmo Gabriel da Silva Filho, Gelson José Andrade da Conceição, Giovana Tommaso, Ana Maria Centola Vidal Martins, Marta Mitsui Kushida, Ana Carolina de Souza Silva

De que Forma a Disciplina “Introdução às Ciências Biológicas” Pode Ilustrar os Campos de Atuação do Biólogo
Regina Teresa Rosim Monteiro

Uso de Questionários no Moodle como Apoio para Aprendizagem
Elisabeth Andreoli de Oliveira

A Prática Educativa Docente sobre o Projeto Político Pedagógico: Relato de Experiência junto à Pós-Graduação em Enfermagem
Anna Maria Meyer Maciel Rodríguez, Larissa Karoline Dias da Silva Cassemiro, Letícia Lopes Dorneles, Mariana Vitor Peppe, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Cinira Magali Fortuna, Maria José Clapis

Estimulando a Interação entre Alunos de Graduação e os de Pós-Graduação na Resolução de Casos Clínicos em Odontologia. Depoimentos da Aprendizagem e Avaliação
Mario Taba Junior, Catarina Martins Tahim, Olívia Santana Jorge

Uso dos Mapas Conceituais na Dinâmica da Sala de Aula: Relato de Experiência na Disciplina Sociedade, Meio Ambiente e Cidadania (EACH-USP)
Sylmara Lopes Francelino Gonçalves Dias, Isadora Aguirra, Denise Scótolo, Gabriel Trettel da Silva, Bruno Avellar Alves de Lima

A Literatura na Intervenção Psicopedagógica
Patrícia dos Santos Pessoa, Márcia Siqueira de Andrade, Leda Maria Codeço Barone

Arte Marcial Chinesa: Cultura e Movimento
Walter Roberto Correia

Um Exemplo do Uso do Cinema como Ferramenta de Observação Teórica em Hospitalidade: Lilo & Stitch (Walt Disney)
Sergio dos Santos Clemente Júnior