Vol. 2, n. 1, mar. 2017

Editorial – Grad+ e a consolidação de um espaço plural devotado ao ensino de graduação
Thiago Mio Salla e Eder Cassola Molina

 

Artigos

Aplicação do mapeamento socioambiental na formação inicial de professores – uma abordagem metodológica crítica e participativa
Denise de La Corte Bacci, Vânia Maria Nunes dos Santos, Lucelene Martins

Desenvolvimento de plataforma digital para ensino de graduação
Gerson Alves Pereira Júnior, Marcelo Alexandre Santos,  Filipe Andrade Bernardi, William Dias Ferreira, André Antonelli Senju, Thaís Helena de Jesus e Eduardo Alexandre Gula

Por que no papel é mais fácil? O que fazemos e o que falamos que fazemos no Projeto Político-Pedagógico de um curso de graduação – reflexões sobre o curso de Fonoaudiologia da FOB-USP
Simone Aparecida Lopes-Herrera, Giédre Berretin-Felix e Angelica Bicudo

Blog educativo BioquímicAtiva: uma forma de vivenciar a educação em Bioquímica e sua relação com a Fisiopatologia
Fernando Miguel Pedroso Toyos, Ana Karina Furtado Mendes e Tatienne Neder Figueira da Costa

O uso do role-play no ensino de negociações internacionais
Janina Onuki e Amâncio Jorge de Oliveira

Introduzindo o livro digital no curso de editoração: uma busca epistêmica
Maria Laura Martinez

Aulas Laboratoriais de Geografia: Proposições para o Ensino de Graduação
Maria Eliza Miranda

 

Relatos

Animação e Rock’n’Roll usados para facilitar ensino de Astronomia e Química
Jane Gregorio-Hetem

Eixo de anatomia radiológica do curso de Medicina da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública – um relato de experiência

Rinaldo Antunes Barros, Carolina Freitas Lins, Marta Silva Menezes, Beatriz Teixeira Costa, Guilherme de Oliveira Dahia, Fernando Azevedo Medrado Junior

Avaliação por portfólio na Pedagogia: desenvolvendo o processo reflexivo nos futuros professores
Bárbara Popp

Simuladores como estratégia de ensino de diagnóstico por imagem para o curso de Medicina Veterinária da FZEA-USP
Maria Cristina Ferrarini Nunes Soares Hage

Aprimoramento da linguagem científica de discentes da licenciatura com foco na formação profissional
Naissa Maria Silvestre Dias e Rosebelly Nunes Marques

Maquete de máquina de ensaio universal: uma ferramenta de ensino odontológico
Murilo de Almeida Manoel, Dagma Venturini Marques Abramides, Paulo Afonso Silveira Francisconi e Ana Flávia Sanches Borges

Aprendizagem ativa na disciplina ‘Energia, meio ambiente e sustentabilidade’ do 1º ano da Engenharia Elétrica da EPUSP
José Aquiles Baesso Grimoni e Luciana Guidon Coelho

A percepção de estudantes da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo acerca da disciplina de Resolução de Problemas I e II
Juliana Pedreschi Rodrigues e Reinaldo Tadeu Boscolo Pacheco

Processo de reformulação curricular do BCC-IME-USP
Daniel Macêdo Batista, Giuliano Salcas Olguin, Jackson José de Souza, José Coelho de Pina, Pedro Paulo Vezzá Campos e William Alexandre Miura Gnann

A supervisão de estágio da licenciatura no IB-USP: ensino por investigação e pesquisa
Maria Elice Brzezinski Prestes, Rosana Louro Ferreira Silva e Daniela Lopes Scarpa

O curso de Editoração da USP: um projeto democrático
José de Paula Ramos Jr.

A disciplina optativa  “EFE148 – Remo” no currículo do Bacharelado em Esporte em parceria CEPEUSP/EEFE: experiência na prática de ensino
José Carlos Simon Farah e Carolina Magalhães

Contemporaneidades do ensino de anatomia humana
Michele Schultz

O radiojornalismo na Universidade de São Paulo
Luciano Victor Barros Maluly

Apontamentos sobre a importância da construção da autonomia no Programa de Educação Tutorial
Rodolfo Dias da Silva, Rodolfo Bassani e Wilson Casemiro dos Santos