Vol. 1, n. 2, nov. 2016

CapaVol1N2

Editorial – Desdobramentos, ampliações, continuidades
Thiago Mio Salla e Eder Cassola Molina

 

Artigos

Chemical Engineering and Operations Research: A Passing Flirtation or Marriage?
Marcel Joly e Jorge Andrey Wilhelms Gut

O conhecimento como questão: o papel da epistemologia na formação superior
Sara Albieri

Efeitos do Ensino Médio no Ensino Universitário Brasileiro do Século XXI
Bianca Maria Alves dos Santos

Avaliação da Satisfação de Formandos de um Curso de Graduação em Administração de uma Faculdade Pública Paulista
Luciana Manzan Ferreira, Valquíria Monteiro dos Santos, André Lucirton Costa

Material didático para o ensino do italiano a brasileiros sob o ponto de vista da comunicação intercultural
Paola Baccin

Uso da Simulação Realística como Mediadora do Processo Ensino-aprendizagem: Experiência da Farmácia Universitária da Universidade de São Paulo
Sílvia Storpirtis, Maria Aparecida Nicoletti e Patrícia Melo Aguiar

 

Relatos

Formação de Professores de Ciências em Licenciatura Semipresencial
Enos Picazzio e Sonia Maria Vanzella Castellar

Monitoria na Disciplina Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental
Linda Ferreira Maximiano, Evelyn Sue Nakahira, Jose Pinhata Otoch, Paulo Roberto Bueno Pereira

Chemical Risk – Criação de um jogo didático para o ensino de biossegurança
Cristina Northfleet de Albuquerque, Luiz Fernando de Souza, Wilker Alves de Moura, Daniel Martins da Silva Oliveira, Gledson Kleiton da Silva e Alvaro Gabriele Rodrigues

Um Sistema Curricular no Departamento de Artes Cênicas: Proposta Pedagógica Processual
José Batista (Zebba) Dal Farra Martins

Inovações Didáticas na Disciplina ‘Introdução ao Ensino de Biologia’: Conversas entre Ensino, Pesquisa e Extensão
Alessandra Bizerra, Hamilton Haddad e Suzana Ursi

Por uma valorização da formação inicial no curso de Licenciatura em Matemática
Barbara Corominas Valério

Modelo de tomada de decisão de Kortland no delineamento de atividade didática para o ensino de bioquímica
Daniel Gedder Silva, Vivane Lopes Leal, Fernanda Canduri e Salete Linhares Queiroz

Cidade, Educação e Políticas Públicas: qual o espaço da educação não formal e informal nas políticas educacionais?
Reinaldo Pacheco

Contribuição para a Aprendizagem Transdisciplinar do Químico
Tibor Rabóczkay