Edição Atual

Vol. 2, n. 2, jun. 2017

Editorial

Bodas de Papel On-line: Novo Número para Celebrar o Primeiro Aniversário de Grad+
Thiago Mio Salla e Eder Cassola Molina

 

Artigos

Desafios na Formação de Professores de História
Antonia Terra de Calazans Fernandes

Materialize: Acervo Físico e Digital de Materiais da FAU-USP
Cristiane Aun Bertoldi e Denise Dantas

Mapas Conceituais para Avaliação do Ensino-aprendizagem em uma Disciplina de Engenharia de Transportes
Carlos Alberto Prado da Silva Junior, Heliana Barbosa Fontenele, Antônio Nélson Rodrigues da Silva

AVA Nexus e a Produção Discente em Rede na Graduação da ECA-USP: Da Informação ao Conhecimento
Brasilina Passarelli e Fabiana Grieco Cabral de Mello Vetritti

A Utilização da Caderneta de Saúde da Criança por Alunos de Enfermagem
Isadora Cardoso Salles e Aurea Tamami Minagawa Toriyama

E-Book Planejamento do Ensino: Apoio para a Formação de Estudantes do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem
Fernanda dos Santos Nogueira de Goes, Luciane Sá de Andrade, Adriana Katia Corrêa, Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Maria José Clapis, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves, Marta Angélica Iossi Silva e Rosangela Andrade Aukar de Camargo

A Simulação e a Videoconferência no Ensino de Enfermagem
Alessandra Mazzo, José Carlos A. Martins, Rui C. Negrão Baptista, Simone Godoy, Verónica R. Dias Coutinho, Carlos A. Seixas, Isabel A. Costa Mendes, Juliana Constantino Franzon

A Importância da Reflexão no Estágio Curricular na Licenciatura em Enfermagem: Uso de Heurísticos
Débora Rodrigues Vaz, Mauricio Pietrocola Pinto de Oliveira, Denise Maria de Almeida, Cláudia Prado, Alfredo Almeida Pina-Oliveira, Maria de Fatima Prado Fernandes

 

Relatos

Promoção da Autonomia do Estudante: Experiência Vivenciada na Disciplina “Estratégias e Instrumentos Educacionais para o Ensino de Ciências e Biologia” (IB-USP)
Suzana Ursi, Alessandra Fernandez Bizerra, Maria Aparecida Visconti

Atualização das Disciplinas de Comunicação Gráfica para Engenharia Seguindo a Abordagem Project-based Learning (PBL)
Sérgio Leal Ferreira, Eduardo Toledo Santos, Cheng Liang Yee, Brenda Chaves Coelho Leite, Elsa Vásquez Alvarez, Fabiano Rogério Corrêa, Fernando Akira Kurokawa, João Roberto Diego Petreche e Luiz Reynaldo de Azevedo Cardoso

A Cerâmica como Elemento Facilitador do Processo de Aprendizagem do Uso de Modelos Físicos como Ferramenta de Projeto
Cristiane Aun Bertoldi

Experiências Obtidas com o Programa Ensinar com Pesquisa da Pró-Reitoria de Graduação da USP na Área de Eficiência Energética
Fernando de Lima Caneppele e José Antonio Rabi

A Utilização de Vídeos no Ensino: Uma Experiência Prática com Alunos de Graduação
Vinícius Cooper-Capetini, Amanda Gomes Pereira, Bruna Bezerra Lins, José Sinésio Silva Junior, Leonardo Vinícius Monteiro de Assis, Luciana Tocci Belpiede, Marcos Rodrigo Jerônimo da Costa, Patrícia Pereira Nunes, Regiane Cardoso Castelo-Branco e Maria Tereza Nunes

O Uso das TICs e da Pesquisa como Recursos Pedagógicos no Ensino de Bioquímica para o Curso de Licenciatura em Química
Emmanuela Ferreira de Lima

Relato de Atividade: “Faço Parte dessa História”
Fernanda Leal de Lima Leme, Fabiana Infante Smaira, Bianca Garcia Martins

O Campo como Laboratório: Relevância das Viagens Didáticas na Formação do Profissional em Lazer e Turismo – Estudo de Meio em Curitiba/PR
Flávia Ulian

Manual do Estagiário e Portaria de Estágio: Elementos de Unidade na Diversidade do Estágio Curricular da FE-USP
Renato Melo Ribeiro e Afonso Martins Andrade

O Ciclo Pedagógico e o Aprendizado em Campo de Prática Profissional: Ação e Reflexão na Escola Pública
Luciane Sá de Andrade, Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves e Marta Angélica Iossi Silva

Metodologias Ativas de Aprendizagem: Estudo sobre a Problematização da Realidade Social na Disciplina de Psicologia, Educação e Temas Contemporâneos na EACH-USP
Patrícia Junqueira Grandino

Inovando o Trabalho de Campo com a Articulação entre Teoria e Prática: As Disciplinas do Curso de Obstetrícia
Eunice Almeida da Silva, Nádia Zanon Narchi, Maria Aparecida de Jesus Belli, Maryam Michelle Jarrouge Trintinália e Nilva Teixeira

Projeto Inovação na Produção do Cuidado em Saúde Bucal
Simone Rennó Junqueira, Graciela Soares Fonsêca, Fernando Silveira, Marlívia Gonçalves de Carvalho Watanabe e Carlos Botazzo

Simulação como Estratégia para o Ensino de Administração em Enfermagem
Valéria Marli Leonello, Maria Madalena Januário Leite, Denise Maria de Almeida e Cláudia Aparecida Dias

Clube de Ciências Digital Interativo
Rafaela Masson e Ellen Francine Barbosa

Metodologias Ativas e Tecnologia na Educação Odontológica: Avaliação como Ferramenta de Aprendizagem
Mary Caroline Skelton-Macedo, João Humberto Antoniazzi, Manoel Eduardo Lima Machado e Giulio Gavini

Elaboração de Verbetes para a Wikipédia como Atividade de Avaliação
Maria Paula Bertran