Diretrizes Gerais

Grad+ publica apenas artigos e relatos inéditos, isto é, trabalhos que não tenham sido publicados nem enviados simultaneamente para outros periódicos. Recebidas em fluxo contínuo e também por ocasião de chamadas de trabalho, tais colaborações podem ser remetidas em português, inglês e espanhol.

Os trabalhos submetidos à publicação somente poderão ser enviados em arquivo eletrônico, com formato .doc, .docx e .rtf, e não em papel.

Solicita-se que os artigos tenham entre 20.000 e 30.000 caracteres com espaço e os relatos entre 5000 e 15.000 caracteres com espaço, fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento 1,5.

Mais especificamente, na redação do artigo, devem ser observadas as seguintes orientações:
• Títulos: devem ter, no máximo, 17 palavras.
• Autores: grafar, e não abreviar, os prenomes e sobrenomes dos autores. Indicar com * o autor para correspondência e apresentar o e-mail dele.
• Resumo: entre 100 e 250 palavras. Recomenda-se o uso de parágrafo único.
• Palavras-chave: devem ser de 3 a 5.
• Indicação de referências bibliográficas ao longo do texto deve obedecer a seguinte disposição: (SOBRENOME DO AUTOR, ANO, p. número da página).
• Citações textuais de até três linhas devem ser incorporadas ao parágrafo e acompanhadas de indicação bibliográfica conforme o molde apresentado acima. Citações com mais de três linhas devem figurar em parágrafo isolado, com recuo de 4 cm na margem esquerda, tamanho 11 e sem aspas.
• Referências bibliográficas: para a confecção destas, o autor deve se orientar pelos exemplos a seguir:

VELASCO, Patrícia Del Nero. Educando para a Argumentação: Contribuições do Ensino da Lógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Thought and Language. Cambridge, MA: MIT Press, 2012.

UNESCO. Towards Knowledge Societies: UNESCO World Report. Paris: UNESCO Publishing. 2005.

ARAÚJO, Ulisses F. & SASTRE, Genoveva (orgs.). Aprendizagem Baseada em Problemas no Ensino Superior. São Paulo: Summus, 2009, pp. 101-122.

GOLDSCHMIDT, Victor. “Tempo Lógico e Tempo Histórico na Interpretação dos Sistemas Filosóficos”. In: A Religião de Platão. Trad. Oswaldo Porchat Pereira & Ieda Porchat Pereira. São Paulo: DIFEL, 1963, pp.139-147.

VIEIRA NETO, Paulo. “O que É Análise de Texto”. In: LIMONGI, Maria Isabel de Magalhães et al. Seis Filósofos na Sala de Aula. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2006.

MOURA, Bruna Ligabo de. Aplicação do Peer-instruction no Ensino de Matemática e Ciências Exatas para Alunos de Quinto Ano do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências), Escola de Engenharia de Lorena, Universidade de São Paulo, 2016.

COUGHLAN, Paul & COUGHLAN, D. “Action Research: Action Research for Operations Management”. International Journal of Operations & Production Management, vol. 22, n. 2, 2002, pp. 220-240.

SILVA FILHO, Roberto Leal Lobo; MOTEJUNAS, R.; HIPOLITO, O.; LOBO, M.B.C.M. “A Evasão no Ensino Superior Brasileiro”. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, vol. 37, n. 132, set./dez. 2007, pp. 641-659.

CAMPBELL, Gregor; DEMETRIOU, L. A.; ARNETT, T. R. “Virtual Histology in the Classroom and Beyond. Medical Education, vol. 44, n. 11, nov. 2010, pp. 1124-1125. Disponível em: < http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20946487>. Acessado em 20 jun. 2016.

• Gráficos, Imagens e Tabelas: As imagens devem ser enviadas em formato JPEG, com resolução a partir de 300 dpi, em dimensões que permitam sua ampliação ou redução sem que sua legibilidade seja prejudicada. Enfatiza-se que todas as imagens devem ser remetidas separadamente em arquivos próprios. No caso de gráficos e tabelas, enviar, em arquivos separados, a planilha ou script utilizados para gerá-los de modo a que possam ser formatados pela equipe da revista.